Slideshow

Pages

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Administrador


A carreira Engenheiros, químicos, economistas e outros profissionais que passam os olhos pelos classificados de empregos no jornal de Domingo encontram cada vez mais as letrinhas MBA - a sigla em inglês para mestrado em administração de empresas. Esse tipo de curso, que costuma durar dois ano, virou moda: as empresas consideram que a excelência em uma área não é mais suficiente na hora de contratar um executivo. Ele precisa dominar técnicas de administração, saber liderar e Ter visão geral do negócio da empresa para ajudá-la num mercado muito competitivo. O bacharelado oferece mais tempo que o MBA para se aprender essas técnicas.
O administrador pode aplicar seus conhecimentos nas mais diversas áreas, de escolas a hospitais, de fundações culturais a indústrias de metalurgia. Em cargos como diretor ou gerente, ele estuda o mercado, faz o planejamento estratégico, estabelece metas, reúne os recursos para que elas sejam alcançadas e supervisiona todo o processo. "O administrador precisa Ter todo o processo sob controle", diz Claudio de Felisoni Angelo, da Faculdade de Administração e Economia da USP, em São Paulo.
Os formados dessa área estão invadindo o chamado terceiro setor, composto de organizações não governamentais (ONGs), fundações e institutos. "Todos esses organismos passaram a se preocupar em ter suas atividades conduzidas de modo profissional," afirma o consultor Stephen Kanitz.
O mercado O terceiro setor movimenta cerca de 400 milhões de dólares por ano no Brasil. Sua profissionalização abre mercado para os administradores. Logística e distribuição estão em desenvolvimento, assim como recursos humanos. "Hoje devemos ajudar os funcionários a crescer na empresa", diz Celso Orlando, administrador em Goiânia.

Salário médio inicial: R$ 880,00
Em alta: Logística e distribuição
O curso Nos dois primeiros anos, você terá matérias como economia, contabilidade, matemática, direito, sociologia e informática. Depois vêm administração de recursos humanos e financeira, mercadologia e marketing, entre outras. É preciso fazer um estágio ou um trabalho de conclusão de curso. Algumas escolas exigem as duas coisas para a formatura. Duração média: quatro anos.

Matérias
- Administração de Material
- Administração de Pessoal
- Administração Financeira e Orçamento
- Contabilidade
- Direito Administrativo, Administração de Produção ou Administração de Vendas
- Estágio Supervisionado (mínimo de 6 meses)
- Estatística
- Estudo de Problemas Brasileiros
- Instituições de Direito Público e de Direito Privado (noções de Ética da Administração)
- Legislação Social
- Legislação Tributária
- Matemática
- Psicologia aplicada à Administração
- Sociologia aplicada à Administração
- Teoria Econômica
- Teoria Geral da Administração

0 comentários:

Postar um comentário